01/11/06

canto da montanha



a cidade estrangula. o ar que respiramos. meu amor. há uma cilada em cada semáforo. os cartazes pendurados nos altos prédios. sao paraísos inexistentes. por detrás. dos gigantescos biombos coloridos de sonhos a granel . os salteadores. aguçam facas. embrulham armadilhas. engendram a morte. tenho medo. levas-me à montanha? a dois mil metros de altura. é inverno. um frio tépido. ar puro. para onde emigram os amantes. lá em cima. as lágrimas molham. livremente. os tristes. olhos.secos. que arrastamos pela cidade. lá no alto. sentimo-nos donos de um quarteirão. de felicidade. as nuvens. roçam o chão. como vestidos de noiva. atam. laços brancos. no verde dos montes. lá em baixo. a cidade. é uma descomunal maquete. à montanha. chega apenas. o som inaudível. de uma vida engarrafada. a savana. é o escudo. onde todo o mal. faz ricochete. lá em cima. os pássaros cantam. em coretos aninhados. no bosque. e há muitas flores. gardénias. astromélias. tulipas. e uma espécie rara. a que chamam aves do paraíso. anda meu amor. vamos apanhar. o próximo teleférico. na montanha. o chocolate quente. demora a arrefecer.

*

(fotografia de mariana castro)

6 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Alberto! :) Eu também vou passar o dia "na montanha", em Trás-os-Montes! Um mimo! Pena ser só um dia. Tenho é que aproveitar!!

~pi disse...

a cidade estrangula, a cidade dá dentadas imprevistas em todos os lados do coração, as palavras são belas. e consolam...um pouco.
beijo

Anónimo disse...

Esta montanha é o contraste da metrópole que aceleradamente vive aos seus pés.
Ela é o meu refugio secreto.
É o MEU mundo. é paz. é perdao. é liberdade.
É lá que riu, que espanto a tristeza. nela o silencio acalma o desespero.
É nesse hermoso lugar que te contemplo sem observadores...é o paraiso.que tenho para te oferecer...

Beijinho.

Anónimo disse...

Nao dizer nada, chorar.
Chorar como uma crianca
Que já nao tem confianca
No própio Deus da doutrina.
Nao dizer nada, chorar
Até o pranto coalhar
Na lucidez da retina.

Antologia Poética

Anónimo disse...

Foi bom, foi bom, e até trouxe fotos! Se alguém quiser ver, é passar pelo Pink ;)!
Beijos

Carla de Elsinore disse...

é verdade