23/11/06

waiting for europe










Conforme solicitado pela Dr.a Gisela Cunha da C.R.I.M. Produções, o que muito agradeço, sou a divulgar o debate sobre o Filme "Waiting for Europe", sobre o qual me foi remetido por mail os seguintes elementos:

Argumento e Realização: Christine Reeh

Produção: Isabel Machado

Produção Executiva: José João Louro

Director de Fotografia: Daniel Neves

Música Original: Christoph Korn

Montagem: Christine Reeh e José Manuel Fernandes

Sinopse

A jovem Vânia veio da Bulgária para viver em Portugal à procura da sua independência e de realizar o sonho de uma vida melhor. Passa por medos e esperanças, enquanto tenta encontrar respostas para as grandes decisões da vida. Quando começa a viver em Espanha apercebe-se de repente do seu isolamento e que se encontra num ciclo típico de dependência. Este filme é sobre a emigração de uma perspectiva feminina. É sobre crescer e adiar a vida … enquanto se espera que um dia as utopias da Europa se realizem.


Nota de Intenções

Tentei formalizar o que a Vânia era para mim: uma sonhadora decepcionada? Uma explorada por ser mulher? Uma vítima do machismo crescente? Isolada por ser imigrante da Europa do Leste? Um espelho de mim própria por ser estrangeira, embora de contextos opostos? Quem é Vânia? Vamos ver a história dela, o que ela me contou, o que eu imaginei e o que construí sobre ela…


Biografia da Realizadora


Nasceu na Alemanha e vive em Portugal há 10 anos. Estudou montagem e realização na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e termina a sua tese de mestrado em Estética e Filosofia da Arte “Da Irrealidade do Mundo à Realidade do Cinema” na Faculdade de Letras de Lisboa. Fundou com Isabel Machado o Agrupamento Europeu Asterisk Productions e a empresa C.R.I.M. Produções Audiovisuais.
Christine Reeh aposta em documentários baseados em personagens fortes. Trata essas personagens quase como actores e reencena a realidade, trabalhando com luzes, enquadramentos e movimentos planificados. Desta forma os seus documentários estão cada vez mais perto da ficção.

Produtora: C.R.I.M. Produções Audiovisuais

A empresa (anteriormente com o nome Asterisk Produções) foi fundada no final de 2002 com o objectivo de realizar projectos artísticos e produzir filmes que se destacam pela dinamização de ideias, relevância cultural, potencial de reflexão e impacto social e pela sinergia entre arte, design, cinema, filosofia, documentário e ficção. Queremos mudar o Mundo!

Waiting for Europe Filme Documentário de Christine Reeh, HDV, 50 min, 2006
Produção apoiada pelo ICAM e RTP.

*

(na foto: Luís Diamantino, Inês Fontinha, Alberto Serra e Christine Reeh)