07/10/06

carta de outono




não sei. meu amor. que horas serão as tuas. no meu relógio chove. as árvores despedem-se das folhas em lentos suspiros de outono. e tu. não apareces. se agora fosse. uma hora da tarde no verão. eu não chorava. no verão. a luz é excessiva. os pássaros andam loucos. o cio. é um desatino sazonal. no verão. somos. gente desabitada. no céu sossegado. do outono. as tuas lágrimas. meu amor. argumentam com a saudade. chamam-me. para lugares. onde os rios e as nuvens. amealham. pequenas fortunas de completa eternidade. outono. meio caminho da velhice. vaso que absorve. odores da terra molhada. o sol. rente ao telhado. ajoelha-se. e sós. contemplamos. sem pressas. uma vela que se apaga. a crispação dos frutos. queimados de geada. as tardes de outono. enchem os olhos. lençois de névoa. ficamos mais sábios:" por prazer da tristeza eu vivo alegre". quem dera. que a esta hora. chovesse nos teus olhos. meu amor.





(fotografia de augusto peixoto)

7 comentários:

Anónimo disse...

Belo poema. Assim até dá gosto receber o Outono.
Um beijo do meio da chuva (sempre gostei e gosto de andar à chuva).

alberto serra disse...

há muito que devia ter deixado um rasto.um obrigado.um olá.ou tão só
bem hajas.pela atençao que dispensas aos posts.nunca é tarde
para dizer: a tua companhia é a suave chuva de outono.lágrimas que enchem os olhos de quem escreve e lê.

Anónimo disse...

Nao imaginas como queria. que a esta hora chovesse nos meus olhos.


¨Bellisimo¨

~pi disse...

ai que romantismo!!!
mas lindo, a fugir para os lados do peito e da garganta e da cinza do dia. mais que para a água dos olhos...

Anónimo disse...

Flor do ar, flor da agua
a alma do lago é um cisne
com duas pupilas humanas,
grave e gentil como um príncipe;
asas-lirio, remos-rosa...
Bico em fogo, pescoco triste
orgulhoso na brancura
a suavidade de um cisne...

Vives tanto nos meus sonhos,
entras tanto na minha carne,
que as vezes penso que se o cisne
com as suas duas asas fugazes,
os seus raros olhos humanos
e o bico vermelho quente,
é só unm cisne no meu lago
ou é na minha vida um amante...

(adaptado)
Beijinho

Anónimo disse...

¨Boca que procura a outra boca. como duas estatuas de pedra. inventam o beijo. que bom um beijo de outono. molhado pela chuva que inventas.¨

(k)

Anónimo disse...

"Bonita frase"
"Por prazer da tristeza eu vivo alegre"
Por o mesmo sentido,eu amo, choro, e rio.
simplesmente vivo.
BJS